Projeto

    O objetivo deste Projeto de Pesquisa é analisar as representações das homossexualidades na publicidade e propaganda veiculadas na televisão aberta brasileira entre o período que vai do ano de 2008 até o ano de 2011, problematizando a visibilidade de um grupo minoritário em disputa com a norma heterossexual. A partir dessa análise, entende-se o quanto relevante é apontar nas representações os estados de tensão e de disputas de poder com o caráter hegemônico da heteronormatividade nas práticas de gênero.

    Nesse processo, pode-se problematizar a negociação e alteração das representações alinhadas com a mobilização de uma parcela da sociedade civil organizada que luta pela inclusão social e respeito à diversidade sexual. Além disso, provoca-se o questionamento do papel da publicidade nas transformações das representações como elemento mediador da cultura contemporânea e balizador de práticas sociais do consumo.

    Os comerciais são retirados do site Youtube para posterior análise. A metodologia do projeto consiste em apresentar a ficha técnica do comercial, resumo, decupagem das cenas com frames, o que dará subsídios para a análise, e posteriormente uma tabela com colocação de personagens, enquadramentos, valores simbólicos e outros. Como é realizado na tese, os comerciais são colocados em categorias, sendo elas: estereotipadas e desconstrucionistas.


Crie um site gratuito Webnode