2003-2004

 

1191 trabalhos de pós-graduação em Comunicação no Brasil defendidos no período; entre esses, 7 abordam diretamente a temática LGBT e 2 tangenciam.

 

Abordagens Diretas:

IES: UFBA

Programa COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA

Titulo: Comunicação, Sociabilidade e Escrita de Si: a comunidade GLS no Ciberespaço.

Resumo

A tese reúne, em perspectiva analítica, dois fenômenos contemporâneos: a apropriação social das tecnologias digitais de comunicação e a crescente visibilidade da questão homossexual. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão acerca do ciberespaço e do universo gay, considerando suas respectivas características, bem como particularidades que lhes são atribuidas. Essa reflexão é construida de forma a estabelecer um diálogo entre o referencial teórico trabalhado e situações concretas observadas em ambientes virtuais gays. Em seguida, são mapeados sites e listas de discussão gays, apontando a diversidade e especificidades desses espaços. Por fim, empreende-se a análise de duas comunidades virtuais constituidas a partir de listas de discussão gays, dando ênfase à constituição diferencial das mesmas e à relevância da "escrita de si" para os processos de subjetivação da experiência homossexual. Conclui-se que vêm se construindo, no ciberespaço, comunidades capazes de possibilitar modos alternativos de viver a homossexualidade, para além dos estigmas e dificuldades tradicionalmente decorrentes de uma orientação sexual desviante em relação aos padrões heteronormativos.

 

Autor: NUSSBAUMER, Giselle Marchiori

 

Orientador: LEMOS, André Luiz Martins

 

Nivel: D

 

Palavra chave: Ciberespaço,  Comunidade Virtual,  Subjetividade,  Identidade,  Homossexuais

 

 

 

Ano: 2003

IES: UFMG

Programa: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Titulo: Da Esfera Cultural à Esfera Política: a representação de grupos de sexualidade estigmatizada nas telenovelas e a luta pelo reconhecimento.

Resumo:

 

Neste trabalho adotamos uma perspectiva "reflexiva" da mídia, buscando enfatizar o processo crítico de seleção e apreensão dos produtos culturais. Verificamos que esse processo pode fazer com que temáticas antes tidas como inquestionáveis passem a ser visualizadas e entendidas como problemas. A análise desenvolvida nesta pesquisa é orientada pelo conceito de reconhecimento, tal como formulado por Axel Honneth. Ao distinguir três modelos de reconhecimento intersubjetivo - amor, direitos e solidariedade - Honneth estabelece que as identidades dos sujeitos devem ser elaboradas e negociadas em três dimensões da experiência: a) relações privadas; b) relações legais e c) relações sociais. Neste contexto foram investigadas as representações de grupos de sexualidade estigmatizada em duas telenovelas brasileiras: A Próxima Vítima (Globo,1995) e Torre de Babel (Globo,1998-1999), ambas escritas por Sílvio de Abreu. Procuramos evidenciar as interseções produzidas entre essas representações e o debate público sobre a visibilidade alcançada por gays e lésbicas na televisão. Para isso, nossa pesquisa foi estruturada em duas linhas. De um lado, reconstituímos as trajetórias ficcionais dos casais de gays e lésbicas, enfocando questões ligadas aos três âmbitos relacionais da experiência acima citados. De outro lado, traçamos o desenho do debate público provocado por essas telenovelas, utilizando diferentes textos jornalísticos, inclusive aqueles destinados ao público de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Mostramos, então, como a telenovela é capaz de instaurar um espaço plural e abstrato de deliberação pública, a partir da aproximação entre as experiências das personagens ficcionais, e as experiências reais daqueles que são potencialmente afetados.

 

Autor: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro

Orientador: MAIA, Rousiley Celi Moreira

Nivel M

Palavra chave: Telenovela,  Próxima Vítima, A (telenovela),  Torre de Babel (telenovela),  Homossexuais

 

 

Ano: 2003

IES: UNISINOS

Programa: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Titulo: Fica Comigo Gay e a ' Fabricação' Midiática das Homossexualidades.

Resumo:

 

A dissertação Fica Comigo Gay e a “fabricação” midiática das homossexualidades analisa como o programa de entretenimento Fica Comigo Gay, veiculado pela emissora de televisão MTV, “fabrica” o conceito de homossexualidade, considerando os lugares de fala e as operações de "naturalização" e de "visibilidade”.

 

Autor: AQUINO, Marcia Rodrigues

Orientador: BENTZ, Ione Maria Ghislene

Nivel M

Palavra chave: Homossexuais,  Mídia,  Fica Comigo Gay (programa televisivo)

 

Ano: 2004

IES: UNB

Programa: COMUNICAÇÃO

Titulo: Nem Comédia, Nem Drama: gay como gente. Análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk).

Resumo:

 

A dissertação realiza uma análise de conteúdo temática do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). Buscamos apreender os significados das representações trabalhadas pelo seriado, sendo este, talvez, a primeira tentativa de romper a predominante representação do homossexual apenas como o soropositivo, ou como aquele que se coloca na posição de clown, pronto para dar o tom cômico da cena. Observamos que para analisar possíveis rupturas de modelos de conduta e preconceitos sociais devemos estar atentos aos tipos de representações que surgem do produto cultural em questão. Que papéis são desempenhados e que modelos de conduta são destinados aos homossexuais para que passassem de meros coadjuvantes em programas televisivos a protagonistas de um seriado de TV. O que pôde ser constatado através desta pesquisa é que o seriado perde oportunidades, de revisão e questionamento das condutas, e não coloca em xeque a transitoriedade das identidades, como fizeram os estudos feministas e os estudos gays, por exemplo. Não questiona, portanto, os sistemas de representação que dão sentido à marcação das identidades. Percebemos que as mensagens deixaram muitas das vezes de ser questionadas e problematizadas no âmbito da manutenção de concepções, estereótipos, no desempenho de papéis sociais, e preconceitos.

 

Autor: ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti

Orientador: MONTORO, Tânia Siqueira

Nivel M

Palavra chave: Análise de Conteúdo,  Assumidos, Os (seriado televisivo),  Homossexuais,  AIDS,  Representações,  Televisão,  Identidade

 

Ano: 2004

IES: UFMG

Programa: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Titulo: Quando o Afeto Ganha a Esfera Midiática: casos de sujeitos homoeróticos e estratégias jornalísticas para enquadrar vozes de leigos e especialistas.

Resumo:

 

Esta pesquisa enfocou o modo como a deliberação transcorre no espaço midiático agenciando o conhecimento de especialistas e de leigos em dois casos que envolvem a coletividade GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros): 1) a polêmica em torno da adoção de crianças por indivíduos ou casais homossexuais que ganhou jornais mineiros e nacionais a partir de outubro 2001, quando um juiz da região metropolitana de Belo Horizonte concedeu a guarda de uma criança a um transexual e a seu companheiro e 2) a cobertura jornalística do trâmite do projeto de lei mineira 694 (sancionado como Lei 14.170), que garante a livre manifestação de afeto em público. O objetivo foi analisar como ocorreu a apreensão das vozes dos especialistas e do público leigo por meio da construção de enquadramentos elaborados pelos jornais. A importância desses quadros de sentido fornecidos pelos matérias jornalísticas reside no fato de proporcionarem dicas e sinalizações para se interpretarem os assuntos em tela. Como suporte, foram utilizados elementos da Análise do Discurso.

 

Autor: REIS, Roberto Alves

Orientador: MAIA, Rousiley Celi Moreira

Nivel M

Palavra chave: Discurso Jornalístico,  Homossexuais,  Espaço Público,  Mídia,  Análise do Discurso

 

Ano: 2003

IES: UNB

Programa: COMUNICAÇÃO

Titulo: Transgressão e Felicidade: uma abordagem da temática homossexual a partir das cartas dos leitores enviadas à revista G Magazine.

Resumo:

 

Este trabalho tem como objetivo analisar cartas de leitores enviadas à revista gay G Magazine. Nosso interesse é pesquisar de que forma a identidade homossexual é construída a partir dessas cartas. A busca de reconhecimento e de pertencimento em um grupo social implica a constituição de uma identidade gay "socialmente aceitável". O que passa não somente pela cristalização de uma identidade gay específica, que busca ser homogênea e coerente, mas também pela constituição de um consumidor específico. Assim, um dos vetores de aceitação do gay na sociedade, como cidadão legítimo, é a sua capacidade especial de consumir. O mundo comercial gay das últimas décadas ligou nitidamente a sexualidade ao desenvolvimento de estilos de vida e de uma economia específica. Aceitamos que os meios de comunicação de massa não apenas veiculam, mas constroem discursos, produtos, sentidos, identidades e sujeitos. A revista G Magazine é um espaço privilegiado de produção de sujeitos. A revista reforça, imagina, dinamiza ou polemiza representações sobre o corpo masculino.

 

Autor: SILVA, Ellis Regina Araújo da

Orientador: SILVA, Denilson Lopes

Nivel M

Palavra chave: Identidade,  Homossexuais,  Gêneros,  Sexualidade,  Mercado,  Produção de Sentido,  G Magazine (revista)

 

Ano: 2003

IES: UNB

Programa: COMUNICAÇÃO

 

Titulo: Identidade Homossexual no Cinema Contemporâneo: um estudo de caso de recepção no Grupo Estruturação, A.

 

Resumo:

 

Este trabalho visa, por meio de um Estudo de Recepção e utilizando como balisa norteadora os Estudos Culturais, levantar reflexões sobre a construção de uma identidade homossexual entre os membros do Grupo Estruturação de Brasília, utilizando três filmes norte-americanos da década de noventa como referência para a análise. Por meio da Análise do Discurso, buscou-se descobrir os sentidos escondidos no texto fílmico e, utilizando a técnica de Grupos Focais, com a participação aleatória dos membros do grupo, levantamos algumas das reflexões e dos questionamentos que esses indivíduos que assumem a identidade homossexual fazem sobre essa prática, verificando como o cinema, um produto cultural de massa, constrói e reproduz a homossexualidade.

 

Autor: CODATO, Henrique

Orientador: OLIVEIRA, Selma Regina Nunes

Nivel: M

Palavra chave: Homossexuais,  Cinema,  Identidade,  Recepção,  Estudos Culturais,  Análise do Discurso,  Grupo Focal (técnica de pesquisa).